The Joker

O pior ator de O Cavaleiro das Trevas interpreta o cavaleiro das trevas. O novo filme do Batman é de Heath Ledger. Cada cena, cada fala. É impossível reconhecer o loiro australiano que se destacou pela beleza rude e pelo filme gay que protagonizou.

Com seu Coringa, ele mostra que a verdadeira máscara desta história é Bruce Wayne, o milionário que se fantasia de Batman. É definido herói aquele que tem a coragem de se fazer necessário. Não aquele que atende à verdade, que atende ao clamor de quem pede. Nem todos sabem lidar com a realidade. A ficção é a forma que podemos encontrar de suavizar o mundo, de torná-lo mais seguro.

E é por isso que um palhaço maquiado e de terno roxo se torna o foco de uma história. Porque ele assume a teatralidade do mundo e nega as regras que o cercam. Quem cria as regras dentro do palco é o ator, não a platéia.

Ele tinha apenas 28 anos quando morreu. Em seu último trabalho pronto, ele provou que esnobar a cultura pop (e os quadrinhos são a raiz deste fundamento) é ignorar demonstrações profundas de inteligência. Afinal de contas, ser profundo e palatável ao mesmo tempo é infinitamente mais difícil do que cumprir apenas a primeira etapa. Eu ainda acredito no potencial mais prazeroso da arte que é comunicação. Parece que ele também acreditava. O Oscar pode estar a caminho. Ou você morre como um herói, ou vive o bastante para ser o vilão.

Anúncios

2 Respostas para “The Joker

  1. Nossa, Pô!Se eu já estava com vontade de ver o filme antes de ler o seu post, agora então…Meu, você escreve pra caralho, viu? (qualitativo, não quantitativo)Beijos!!!

  2. papai dizia que um bom ator prova isso quando faz um vilão. não tava com vontade de ver, mas agora deu… um bjom flor. to com saudades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s