Cosmético

Ruim. Muito ruim. Foi o que eu senti assistindo ao primeiro episódio de 90210, série derivada de Barrados no Baile que estreou nos Estados Unidos na última semana. A conclusão é: Gossip Girl é o divulgador supremo de um tipo de ficção televisiva que podemos chamar de cosmética. Ela foi inventada com The O.C., apesar de ter alguns predecessores.

São aqueles programas que não têm absolutamente nada a dizer sobre a vida, o mundo ou, que seja, a melhor marca da sapatos disponível no mercado – porque isso também é informação. Não se engane achando que Gossip e 90210 discutem futilidades. Eles não discutem. Não falam. Esqueceram de contratar roteiristas.

Cosmético exatamente por conta disso. O investimento em figurino e maquiagem é tanto que faltou verba para aplicar na equipe criativa. Assim, o elenco é fraco, os diálogos são sofríveis, o desempenho de todos é terrível. Menos de um. A figura suprema do showbizz lucrativo: o diretor.

Enquanto as demais séries de TV são elogiadas por entregar o comando de tudo nas mãos do roteiristas, nestas a função-cabeça é do diretor. Ele consegue milagres com o material que tem ao pontuar cenas que nada têm a dizer com vestidos bonitos e closes de tirar o fôlego.

Uma revista norte-americana bastante respeitada chamada The New York disse, há cerca de um mês e meio, que Gossip Girl era a melhor série de todos os tempos. Apontava como motivo para isso o fato de ironizar a sociedade riquinha de Upper east Side sem que os telespectadores do tipo percebam. Nem eles, nem ninguém. Ironia, segundo meu querido amigo Aurélio, acontece quando queremos dizer uma coisa e falamos exatamente o contrário. Ou seja, ambas as ações precisam ser conscientes. Entre Blair e Serena não há inteligência suficiente para nenhuma das duas.

Anúncios

Uma resposta para “Cosmético

  1. Vou boicotar essa p**** aqui!!
    Gossip Girls rulezzz!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s