O Filme

grissom_hat

William Petersen revelou a uma rádio britânica que os roteiristas de CSI estão procurando uma boa história para levar a série ao cinema, bem possivelmente com a participação de Gil Grissom, seu personagem, que deixou o programa no começo deste ano após nove anos no comando da equipe.

Não sei, não. Eu tenho um pé atrás gigantesco com essa coisa de levar série para o cinema. Série é série, cinema é cinema. As diferenças entre os dois são tão gritantes que raramente dá certo. Fora que é bem comum que os escritores tentem cristalizar a imagem do programa, produzir o CSI, o Sex and the City, o Arquivo X definitivos. E eles não existem.

Eu estou com Sopranos. A série acabou sem acabar. Quem disse que eu tenho todo o controle dos personagens que crio? Eles estão aí fora, matando mafiosos por New Jersey, curando o câncer em Seattle, passeando em Wisteria Lane, descobrindo uma nova galáxia em Eureka.

Não tenho absolutamente nada contra cinema. Sou apaixonada, muito pelo contrário. Mas, como diria o meu Gabriel García Márquez, aquele que sempre conversa comigo quando preciso de dicas para criar meus moinhos de vento, toda história tem seu tempo. Elas pedem um conto, um romance, uma trilogia. Não adianta esticar aquilo que nasceu para ocupar dois parágrafos. E o que se deu muito bem com oito volumes nunca vai caber em um livreto.

csi-cbs

Um filme se propõe a terminar uma idéia, defender um ponto de vista, mostrar um recorte de uma vida que, em suma, chega a uma resolução. A série, por causa do formato fragmentado e do tempo de tela mais generoso, pode se ocupar de outros assuntos: quem é o personagem de verdade? Quantas vezes ele vai mudar de idéia sobre si mesmo e sobre o mundo no próximo ano? Quanto tempo vai demorar para morrer? Provavelmente até quando resolverem fazer dele um longa-metragem com começo, meio e fim definidos, um roteiro que o defina no mundo, que o rotule, que dê duas horas para que as idéias que ele construiu em dez anos sejam condensadas, simplificadas e, portanto, diminuídas.

Deixe um comentário

