Olho virgem

Existe uma famosa regra em roteiro que diz que o personagem principal deve ser a primeira coisa que o telespectador vê na tela. É o chamado olho virgem. O Daniel Filho, na Globo, não deixa que nenhum roteirista comece de outro jeito.

Eu me lembrei muito disso revendo o  piloto de True Blood, ontem de madrugada. Se você não se lembra, a primeira coisa que o telespectador da série vê na tela é um casal dentro de um carro, à noite, correndo por uma estrada vazia. A garota, ao volante, fica entediada e começa a masturbar o namorado. Eles param porque viram um bar de beira de estrada com a placa <i>True Blood</i>, e querem experimentar o tal sangue sintético desenvolvido para que os vampiros não ataquem humanos.

true-blood

A cena vai transcorrendo e chega ao seu fim, que é sucedido pela abertura da série. Fato: nenhum dos personagens que aparecem nestes primeiros minutos de programa vai sequer voltar para a trama. O olho virgem do telespectador não é jogado para dentro da história de Sookie Stackhouse, aquela que Alan Ball realmente queria contar.

Mas nesta pequena esquete, todos os elementos dos próximos 12 episódios estão contidos. O preconceito de cidade do interior, a curiosidade sexual dos humanos pelo sangue de vampiro – que potencializa a performance do ato -, o fascínio e o medo que a espécie exerce sobre os humanos, o fascínio e o medo que o Outro exerce sobre qualquer um. O roteirista conhece tão bem suas ferramentas que subverte tudo o que aprendeu e consegue um resultado digno de uma das séries mais surpreendentes dos últimos tempos. Isso é Alan Ball.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s