Spoiler Cotidiano Recomenda: Podcasts

Eu sou uma amante completa e inveterada de podcasts. Sempre ouvi falar deles, mas nunca havia tido o tempo e a curiosidade de ir atrás, até mais ou menos dois meses. Com uma rápida busca na internet, cheguei ao mais óbvio, o Jovem Nerd. Nunca esqueço que o primeiro podcast que ouvi foi o especial deles sobre o Oscar 2009, fantástico!

Hoje assino 12 podcasts. Sobre cinema, televisão, quadrinhos. Ouço desde o programa da Creative Screen Writers Magazine, a revista da associação de roteiristas norte-americanos, até o Rapacast, do pessoal do Cinema com Rapadura, defitinivamente aquele do qual não posso mais me separar.

Se bem feito, um podcast é mais do que uma hora de falatório. É um programa que, com bom humor e apreço ao ouvinte, é capaz de levar uma informação rápida e eficaz para os interessados no assunto que explora. Eu não saio de casa para ir ao cinema sem ouvir o que o pessoal do Rapacast tem a me dizer sobre o filme. Não leio uma HQ há semanas que não tenha sido recomendada pelo Melhores do Mundo.

Abaixo, os podcasts que eu recomendo para o pessoal que gosta de séries.

Spin-Off

podcastspinoff_s02_e05

Plot – Feito pelo Edu Moreira e o pessoal do site www.spinoff.com.br . Antes deles, eu havia ouvido apenas um programa sobre o assunto, criado pelo time de jornalistas que comandava o Séries Etc, do Globo.com. A iniciativa era bem bacana mas, sem muita experiência no assunto, tudo o que sobrava eram algumas vozes sobrepostas e piadas engraçadinhas. O Spin-Off tem, sim, seus problemas, mas é bem melhor do que o Séries Etc.

Ouça! – Não discriminam ninguém nem tentam ofender telespectadores de determinada série. Claro que, se você assiste a Heroes ou Smallville, sabe que não terá para onde fugir, mas são exceções. Entendem do tema e, quando não sabem do que estão falando, simplesmente assumem e passam para o próximo tópico. Não tentam enrolar quem está ouvindo com informãção de baixa qualidade. A pesquisa é boa e os meninos que fazem o cast, interessantes. Rende boas horas de conversa sobre TV.

Releve…- Alguns casts antigos tratavam das notícias da semana. Outros, mais novos, fazem a retrospectivas dos episódios. Bacana, mas estas informações já estão a disposição do ouvinte instante após a exibição em sites especializados. Seria uma boa se os meninos se concentrassem no que sabem fazer de melhor: programas temáticos. Fora que as mulheres vão sentir falta de uma representação – o time é predominantemente masculino. Ou seja, dá atenção demais a Prison Break e esquece de Desperate Housewives.

FalaSéries – Dimensão Nerd

falaserie017

Plot – Foi criado no ano passado por Vinicius Schiavini e, no início, tinha apenas o moço como podcaster. Ainda bem, isso mudou mais tarde. Aliás, vale a observação de que é um mito na podosfera a hora em que este cara dorme. Dando uma espiada em perfis por aí, é possível descobrir que Vinicius faz de tudo um pouco: tem coluna no Jovem Nerd, um blog chamado Paralelo 45 e também participa do Dimensão Nerd, entre milhares de outros projetos.

Ouça! – Mesmo novo – ainda está no número 17 -, o podcast é diversificado. Tem no máximo uma hora, dividida em quadros. Cada programa tem seu tema, que pode ser uma série ou uma biografia, diferencial do Fala Séries com relação a outros podcasts. O especial sobre Hugh Laurie foi bem bacana. O de House, também.

Releve… – Nem todos os convidados sabem muito bem do que estão falando. Principalmente a parte feminina dos podcasters. Em alguns episódios, a sensação de que alguns estão apenas jogando suas opiniões na roda, sem muita base para isso, é inevitável. Isso incomoda um pouco o ouvinte que vai com vontade de aprender sobre o assunto. Como a equipe varia bastante, no entanto, é compreensível certas irregularidades.

RapaduraCast

rapacast

Plot – Não é um cast sobre séries. Fruto do trabalho do site Cinema com Rapadura, o programa fala sobre a sétima arte. Mas alguns dos episódios mais bacanas dos mais de 130 são sobre séries. Jurandir Filho, o principal podcaster dos quatro fixos – Raphael Santos, Thiago Siqueira e Maurício Saldanha completam o time – entende e gosta muito do assunto.

Ouça! – Eles sabem do que estão falando. Jurandir é ótimo analisando audiovisual, principalmente quando fala sobre roteiros. Não tem preconceitos e mergulha em assuntos tão diferentes quanto Simpsons e Sex and the City.  Ele , aliás, não sofre do mal de alguns homens e fala bem de Carrie Bradshaw e suas amigas, enfrentando os comentários maldosos dos meninos. Estes dois episódios, aliás, são fantásticos, ao lado do capítulo sobre Star Trek, comandado brilhantemente pela enciclopédia ambulante que é Thiago Siqueira.

Releve… – O Rapacast, de novo, não fala sobre séries. Então, algumas vezes, comete alguns deslizes na hora de dar certas informações sobre os programas, principalmente quando este não é o assunto principal do cast. Mesmo assim, vale a pena baixar estes espisódios específicos para quem gosta do assunto, mas não se apegue a detalhes. Fãs xiitas, por favor, tomem um copo de água com açúcar.

Anúncios

2 Respostas para “Spoiler Cotidiano Recomenda: Podcasts

  1. Ótimas recomendações.
    Sei que sou suspeito, afinal já participei do Rapaduracast e sou personagem recorrente no SpinOff, mas é sempre bom ver uma análise bem feita sobre podcasts. 🙂

    Essa mídia é tão maravilhosa que quando a descobri – também através do Nerdcast – não consegui ficar fora dela e resolvi que queria fazer um podcast também… mas como gordo é muito espaçoso, acabei fazendo logo três! (Papo de Gordo, Spin-Off, Metacast).

    Espero que tenha gostado da representação feminina no último episódio do Spin-Off, e te convido agora, em nome de toda a equipe, a gravar com a gente um dia desses.

    Abraços,

  2. Pingback: Momento Merchã: 1000 combos, Meu Podcast e Spoiler Cotidiano. | Blog de Eduardo Moreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s