Nurse Jackie – Pilot 101

Pouco antes de estrear nos Estados Unidos, Nurse Jackie era um problema para a crítica. Alguns jornalistas, em sua maoria os que ainda não haviam assistido ao piloto, comparavam a atração com House, acusando a emissora Showtime de ter perdido a mão em uma carreira considerada de sucesso, com títulos como Weeds, Dexter e United States of Tara.

Fato é que o plot é parecido. Uma enfermeira viciada em analgésicos. Mais ou menos como o médico rabugento da Fox e seu Vicodin.

O programa estreou e os tais críticos tiveram de engolir suas resenhas. Protagonizada por Edie Falco, a eterna Carmela de Sopranos, a comédia de 30 minutos não tem nada a ver com o drama de Hugh Laurie.

Nurse-Jackie-Come-Quick_articleimage

Jackie é uma enfermeira que, para conseguir agüentar os longos turnos diários, precisa se anestesiar com uma boa dose de drogas e remédios para a dor.

De vez em quando percebe que pode estar prejudicando os pacientes que tanto quer ajudar, já que os riscos de erros crescem assustadoramente nos grandes plantões. A idéia, contudo, não é suficiente para afastá-la dos corredores do pronto-socorro, já que não pode se dar ao luxo de não estar por perto quando, por exemplo, o médico recém-formado se acha acima de suas instruções e acaba matando um jovem paciente.

Seu primeiro dia na série se divide entre concertar os erros dos doutores, treinar uma enfermeira novata e burlar regras para levar a cabo suas tarefas. Logo nos minutos iniciais do episódio, falsifica uma carteira de motorista para conseguir transformar seu paciente em doador de órgãos. Ela acredita que a transgressão seja compensada pelo ato de transformar o morto em herói, salvando outras vidas.

Jackie age mal para fazer o bem. E, muitas vezes, finge agir bem para fazer o mal. Como diz no início do episódio, geralmente quem tem muito talento para um dos dois lados da moeda, tem muito talento para o outro. “Make me good, God, but not yet.” Eu tenho uma vida para viver antes disso, parece dizer a enfermeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s